Quintal do Memorial estreia com atrações culturais e educativas gratuitas na Praça da Liberdade
Com DJ Bella la Pierre, Bocha Paralímpica, teatro e oficinas criativas, o Quintal do Memorial promete animar o próximo domingo, dia 22, com diversão para todas as idades. Projeto visa ativar o entorno do Memorial Vale enquanto o Museu passa por obras de renovação. O Quintal do Memorial será realizado uma vez por mês aos domingos e oferecerá atrações gratuitas.
Na sua primeira edição, no próximo domingo (22/09), o evento acontece das 9h às 13h, prometendo diversão para crianças, famílias e o público em geral. Com uma agenda variada que inclui shows, apresentações teatrais, oficinas criativas e muito mais, o Quintal do Memorial surge como uma iniciativa para manter vivo o espírito do Memorial Vale, enquanto o edifício-sede passa por um processo de renovação e instalação de uma nova expografia permanente.
Na manhã de domingo, Bella la Pierre, a irreverente drag persona da artista e maquiadora Gabriela Dominguez, será Mestra de Cerimônia e DJ do Quintal, a partir das 9h. Com sua energia contagiante e um conjunto especialmente pensado para o universo infantil, Bella promete animar crianças e adultos. Com formação em arte-educação pela Escola Guignard e em teatro pelo Cefart do Palácio das Artes, Bella la Pierre se destaca pela inovação na cena drag de Belo Horizonte, sendo uma das pioneiras da arte Drag feita por mulheres na cidade.
Logo em seguida, a partir das 9h30, o público poderá acompanhar uma apresentação especial de Bocha Paralímpica, realizada pela Associação Paradesportiva e Esportiva de Belo Horizonte (Apebh). O esporte praticado por atletas com comprometimento físico de quatro membros é um exemplo de superação e inclusão. Fundada em 2012, a Apebh tem como missão promover o paradesporto na capital mineira, englobando modalidades como tênis de mesa, goalball, patinação e vôlei sentado.
Para quem deseja soltar a criatividade, o Educativo do Memorial Vale propõe a oficina “Pintando corpos, celebrando diferenças”, que acontecerá das 9h30 às 11h. Nessa atividade artística, os participantes serão convidados a explorar a diversidade de corpos e identidades físicas, desconstruindo padrões e celebrando a singularidade. Voltada para todas as idades, a ação busca enfatiza que a arte, assim como os corpos, não possui uma forma única.
A programação segue com o espetáculo “Três Fadas Moribundas”, das 11h às 12h. Com direção de Joyce Malta e texto de Byron O’Neill, a peça mistura humor, brincadeira e o lúdico, em uma narrativa baseada nos ensinamentos de Ailton Krenak, que nos convida a reflexão sobre ancestralidade e sustentabilidade. No elenco, Carol Oliveira, Paloma Mackeldy e Gustavo Djalva dão vida às fadas, garantindo entretenimento para todas as idades.
E, para encerrar, das 11h às 13h, o workshop “Mobri: brinquedos de papelão” convida crianças e adultos para construir uma cidade em miniatura. Com kits que incluem casas, prédios e veículos, o escritório estimula a imaginação e a conscientização sobre a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que diverte.
Serviço
Quintal do Memorial
Data: Domingo, 22 de setembro
Horário: 9h às 13h
Local: Praça da Liberdade
Gratuito